domingo, 17 de agosto de 2008

Contradições Poéticas

"Tanto de meu estado me acho incerto,
Que em vivo ardor tremendo estou de frio;
Sem causa, juntamente choro e rio;
O mundo todo abarco e nada aperto."

Luís de Camões



Pergunto-me:

Que "estado" será este de permanente contradição, onde a incerteza reage em cada verso desenhado?

E não encontro resposta concreta...

Apenas sei que a poesia desenha-se na afirmação impensável de ser uma contradição por contrariar! Desenhou-a assim Camões e defendo-a assim: contraditória e faminta de explicações intangíveis, delirante em cada verso por decifrar, libertadora de sentimentos e crenças inimagináveis...

E apenas digo,

Que a contradição
Seja o fundamento
Da célere convicção
Emanada do sentimento
De ser verso sem razão
Na alvorada do momento
Em que me dou à criação...

Sem comentários: